data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Charles Guerra (arquivo/ Diário)
Segundo a empresa Clarivate Analytics, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é uma das 15 instituições de ensino superior que mais produz ciência no Brasil. De acordo com o relatório, as universidades públicas produzem 60% da ciência brasileira. O relatório foi solicitado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Ministério da Educação e leva em consideração todas as publicações científicas destas instituições de ensino.
O BRASIL
O Brasil se encontra na 13ª posição sobre produção de ciência dentre os 21 países mais bem colocados no ranking. O relatório mostra ainda que o Brasil teve um crescimento de 30% entre os anos de 2013 e 2018 na área de pesquisa. O relatório aponta forte relação das pesquisas produzidas com empresas, como a Petrobras, por exemplo. A estatal aparece como a maior colaboradora na parceria entre empresas e universidades e como essa combinação está crescendo de forma exponencial no Brasil.
Por conta de cortes, UFSM suspende mais serviços em seis setores
O ESTADO
Junto com a UFSM, outra instituição do estado aparece na lista divulgada. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), se encontra na 5ª colocação da lista com 15.860 pesquisas cientificas publicadas. A líder do levantamento é a Universidade de São Paulo (USP) com 58.899 pesquisas.
A UFSM EM NÚMEROS
As pesquisas na área de Ciências Agrícolas se destacam na UFSM com 2.522 pesquisas realizadas pela instituição de um total de 6.670 produzidas pela instituição. Abaixo o número de pesquisas divulgadas pela Universidade Federal:
- Ciências da Saúde - 1.247
- Ciências Biológicas - 1.809
- Ciências Exatas e da Natureza - 1.425
- Ciências Agrícolas - 2.522
- Engenharia - 782
- Total de pesquisas - 6.670